Seguidores
quarta-feira, 26 de junho de 2013
EUROPOLITIQUE: Angola e tabela de preços habitacionais
À semelhança de outras capitais, desenham-se em Angola, tabelas de preços na construção civil, que apesar de incipientes, pretendem dar uma certa imagem do seu custo na realidade nacional angolana. É claro que são apenas meras estimativas de valor, ainda não totalmente credenciado e confirmado, mas que procuram traduzir a evolução de preços das habitações. Aliás, estes preços variam de construtores para construtores, da qualidade para qualidade das suas habitações e do seu local de instalação. Se o aluguer de espaços habitacionais ou comerciais são exponencialmente caros em terras africanas, ou, melhor dito, angolanas, não quer dizer que determinado tipo de construção possa ser de um custo mais módico e acessível, e, que portanto, se ambicione atingir uma fasquia mais equilibrada e mais justa.Considerada, uma das cidades mais caras do mundo, Luanda vendia apartamentos na ordem dos 2 a 1 milhões de dólares, com estadias em hotel com diárias superiores a 500 dólares, e, rendas na ordem dos 5 a 3.000 dólares/mês.
Portanto, eis aqui alguns números de preços para possível elucidação.
A cidade de Luanda apresenta um valor de preços, da ordem do metro quadrado por construção habitacional, no valor de 5.700 dólares, em apartamentos citadinos, e, nas moradias de 5.043 dólares, como, por exemplo, na região de Talatona.
A cidade de Benguela apresenta um valor médio, por metro quadrado, na ordem de 3.400 dólares.
A cidade do Lobito, o seu valor ascende, por metro quadrado, aos 5.400 dólares, praticamente equivalente ao nível de Luanda.
A maximização destes preços contrasta com as tabelas apresentadas por certas construtoras, ainda infelizmente poucas, que conseguem diminuir o seu custo na ordem dos 40%, certamente, por causa da sua localização.
Apesar do custo, ainda elevado destas construções, nestas respectivas cidades, "ambiciona-se" por uma certa normalização que conduza, possivelmente, nas melhores das expectativas, a preços de construção da ordem dos 140 dólares por metro quadrado. (Se dos 80.000 apartamentos construídos na zona de Kilamba, somente foram vendidos 18.000, os seus preços saíram da zona dos 125.000 a 200.000 dólares, para a fasquia dos 98.250 a 157.000 dólares, com juros na ordem dos 9% ao ano, nas melhores condições).
Ainda que seja uma meta ideal, talvez possível de atingir, as chamadas “cidades fantasmas” reflectem o valor desta ordem, que não estão ao alcance de muitos angolanos. Se o valor médio de aluguer em Portugal é inferior ao custos dos juros de uma “habitação angolana”, grosso modo, quer dizer que simplesmente um “studio” alugado, em Paris, fica mais barato do que o pagamento de um "apartamento na região de Luanda".
Por analogia, o preço médio do metro quadrado em Portugal é da ordem dos 1.294 dólares, em Junho de 2013.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez
Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...
-
Introdução A quinta ou solar da Loureira revela várias fases de construção e várias gerações de ocupação, através dos seus tempos e...
-
Hollywood West and António José Rocha - Período colonial espanhol No ano de 1815, com 25 anos de idade, António José Rocha ...
-
Caminho de Santiago na Casa de Gouvim em Gondarém “Seduziu e engravidou, o Abade..." não era qualquer título ou capítulo das "nov...
Sem comentários:
Enviar um comentário