Seguidores

domingo, 17 de agosto de 2014

EUROPOLITIQUE: "O avião consular" aguarda descolagem




Ainda que os 300 vistos diários, pedidos no Consulado Português, encham um "avião consular" de angolanos, uma série de projectos aguardam pela sua descolagem.
Apesar das boas intenções como: «o incremento da ‘angolanização’ do sector petrolífero do país é igualmente uma prioridade apontada pelo executivo, com o ministro Botelho de Vasconcelos, citado pelo Jornal de Angola, a destacar o reconhecimento, que já acontece, de empresas nacionais nos diferentes segmentos bem como a colocação de quadros nacionais em cargos de topo, em todas os operadores da indústria petrolífera angolana»,  a fábrica de LNG, no Soyo, só abrirá, provavelmente em 2015, e, a refinaria do Lobito, em 2017.
Certamente que o processo de “angonalização” sobre os seus países vizinhos, no sector da indústria petrolífera, encontra, presentemente, na procura desenfreada de certos consumidores da Namíbia, a demonstração concreta de preços acessíveis que Angola pode proporcionar a estes países, sobretudo, quando o transporte do caminho de ferro se estender pelo seu território.
Todavia, as recentes notícias de 350 milhões de dólares, sob a tutela da Sonangol, que estão destinados à formação de técnicos na indústria petrolífera, certamente, que são bem necessários para colmatar as carências das empresas citadas.

Se, nos dois próximos anos, a famosa “angolanização”, e, a sua real influência nos seus vizinhos, tiver como objectivos a entrada em funcionamento da estrada do Soyo, a extensão ferroviária até à Namíbia, a plena laboração do LNG e refinaria do Lobito, a influência ferroviária do caminho de ferro de Benguela, estradas de acesso às fronteiras, certamente se passará da utopia à concretização de um sonho.
É preciso descolar!...

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...