Seguidores

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

EUROPOLITIQUE: O problema técnico da nossa existência sem qualquer metafísica



O problema da minha vida, em cuja incógnita não fui admitido nem consultado para a sua primeira existência, mas do qual não posso furtar me a pensá-lo, tornou-se um "problema técnico".

Tal como um automóvel precisa de peças para a sua rodagem, fora as circunstâncias do seu normal consumo, também o meu corpo carece de peças sobressalentes para a sua manutenção. Esta dualidade de corpo e mente parece despertar a extensão mecânica da física cartesiana, da qual não partilho totalmente da sua conceção.

De forma que, desde as próteses dentárias até às próteses de locomoção, comuns à maioria dos seres humanos, em que se situa este” homo erectus” de 2 milhões de anos de existência, embora me ouse admitir na etapa do “homo sapiens”, com quase 5 mil anos de cultura, (que, para isso, vos comunico sem qualquer papiro) que o problema da minha existência, duplicou num século, sem que eu decifrasse qualquer segredo da sua biologia.


Tendo somente algum cuidado na minha dieta e o pouco de exercício físico, deixei aos responsáveis da minha existência que são os médicos, engenheiros e cientistas que construíssem aparelhos e artefactos que me permitam prolongar o "problema da minha vida". E, cada vez, que olho para esta Terra com uma rotação de 465 metros por segundo, a uma velocidade horária de 1.674 km,  e, com uma existência de 4 mil milhões anos, somente me resta a esperança de não cair no seu movimento, como um pequeno calhau aglutinado num grão de areia perdido no universo.

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...