Seguidores

domingo, 16 de outubro de 2016

EUROPOLITIQUE: Um "Nobel" à deriva, nas mãos de Bob Dylan (Robert Allen Zimmerman - Duluth, Minnesota, 24.03.1941).

Saint Germain des Près?
A reacção de Bob Dylan ao "Prémio Nobel da Literatura", presume-se, que não seja igual à atitude de rejeição do famoso filósofo existencialista Jean Paul Sartre.
Ainda me recordo do desconforto de algumas francesas, acerca dos investimentos e "acções" de Bob Dylan na indústria aeronática!...
O mais expoente músico da "beat generation" "está-se nas tintas" para o que digam dele.
Faz as coisas e músicas, com um intuição que não se interessa, nem pelo seu "ego", nem pelo "ego" dos outros, embora não padeça de egocentrismo, e, esteja sempre atento à humanidade.
Por isso, a sua crítica mordaz e certeira não deixa indiferente qualquer pessoa que ousa estende o seu olhar pelo mundo.
Esperemos pela sua reacção inédita, pois tudo, pode surgir!...
Aliás, continua sempre o mesmo "enfant terrible", apesar dos seus 75 anos de existência; e, nisto nada deve a Sartre.
Por recordação, também as águas do rio Minho, onde algum amigo se oculta, ou, as águas do Rio Coura no ano de 2004, seu afluente, reflectem as suas cores e rouca voz, conservando vestígios da sua breve passagem e da sua marca musical, que tantos jovens marcou.
A marca musical, os seus poemas satíricos, (qual deus grego Dionísio deambulando com os seus diritambos), reafirmam, na cena mundial, este estilo rebelde que caracteriza Dylan, não só na música, como no poema.

N.B. Pages sights weekly- 10-16/10/2016 =  90% USA /  0.0821 %  Portugal / 0.036 % CE.

 

EUROPOLITIQUE: A Economia Caseira ou Doméstica

Se, em 2019, o salário mínimo português atingir os 600 euros, presentemente na ordem dos 530 euros, abrangerá, possivelmente, uma quota de 650 mil trabalhadores. Neste momento, o salário mínimo espanhol atinge os 655,20 euros; quer dizer, que com três anos de avanço, Portugal se quedará a 55 euros do salário mínimo, actual em Espanha.
Infelizmente, a realidade espanhola abrange um universo de 5, 8 milhões de trabalhadores, que somente auferem 600 euros mensais.
O salário mínimo na Bulgária é da ordem dos 215 euros; enquanto que, no Luxemburgo atinge os 1.923 euros, em 2016.
O SMIC francês é da ordem dos 1.466,62 euros (bruts), em 2016, enquanto que o líquido (net) se situa-se na ordem dos 1.143,72 euros.
Mas, todo um conjunto de países, nos quais se incluem Portugal, Grécia, Espanha, Malta e  Eslovénia, contêm salários na ordem dos 500 a 1.000 euros.
a)      Liberdade de movimento de produtos e mercadorias,
b)      liberdade de movimento de serviços,
c)      liberdade de movimento de pessoas e trabalhadores
d)      liberdade de movimento de capital”
As quatro liberdades fundamentais da União Europeia, que se situam exclusivamente na ordem económica, contrastam com a "realidade política e social" da Europa. A defesa do sistema social europeu, (direito à saúde e educação e apoio social), diverge da economia liberal americana. Por exemplo, as férias nos USA são um bónus do patronato; enquanto que, na Europa são um direito dos trabalhadores (congé payé - instituído por decreto, em França, pelo imperador Napoleão III em 09-11-1853).
Com um crescimento na ordem de 1%, com uma dívida pública de 130% do seu P.I.B., a economia portuguesa procura fazer contas ao dinheiro caseiro e doméstico.
Enquanto que, a Airbus lança para o espaço 10.000 aviões, as empresas portuguesas parece que não desempenham qualquer papel fulcral na sua economia. O exterior da economia portuguesa carece de análises acerca das exportações; e, somente o turismo avalia o seu impacto na economia, por uma fasquia dos 15%.
Parece que os 4% do P.I.B. alemão injectados na “economia do Leste da Alemanha” não produzem efeito já que se mantêm as diferenças nos seus 77% com a Ocidental Germany. Os fundos europeus são um lenitivo que anseiam por maiores transferências que serão difíceis de realizar. Portanto, este porta-aviões tem de encontrar meios de descolagem das suas pequenas avionetas. Por enquanto, resta-nos esta "economia caseira e doméstica".

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...