Seguidores

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

EUROPOLITIQUE: Espanha abaixo dos 3% do P.I.B. em 2015







Enquanto as divagações acerca do “déficit português” continuam à deriva, na esperança que não atinja os 3% do seu P.I.B., as mais recentes projecções espanholas apontam para um déficit equivalente a 2,53% do seu PI.B., até ao mês de Agosto de 2016.

Se , porventura, a Espanha atingir um déficit inferior aos 3% do seu P.I.B., como indicam as mais previsíveis indicações, quer dizer que, por inerência, talvez, o déficit português alcance esta meta tão desejável.

Enquanto que o I.M.I. português soma e segue, em vertiginoso apuramento de receitas; em Espanha, regista-se um retrocesso nas contribuições patrimoniais, com receitas que atingem os 1.494, 32 milhões de euros, acrescidos de mais outros 770,32 milhões de euros (se não errámos).

Enquanto que as contas da Segurança Social, em Espanha, caminham para um déficit de 5,352,8 milhões de euros, em Agosto de 2016, praticamente o dobro do período do ano anterior, a Segurança Social e a Caixa Geral de Aposentações portuguesa arriscam-se a atingir igual déficit das contas espanholas, o que se torna extremamente agravante. Para lá da dimensão da Segurança Social espanhola convém salientar que a Espanha gasta com “pensões não contributivas”, nada menos, de 6.194,13 milhões de euros, acrescidas de subsídios no valor de 1.176,01 milhões de euros.
A França traçou um objectivo de reduzir o seu déficit público em 50 mil milhões de euros ,até ao ano de 2017; cuja “dívida pública”, até Junho de 2015, atinge os 4 mil milhões de euros, equivalente na sua totalidade a 97,6% do seu P.I.B. A dívida pública francesa atinge mais de 30.000 euros, por habitante.
Comparativamente com a França (com um orçamentode 373 mil milhões de euros para 2016), um pequeno país, como Portugal, tem um défici público de 3,3 mil milhões de euros de Janeiro a Agosto de 2015, segundo o B.P.
Portugal ocupa o terceiro lugar das dívidas europeias mais pesadas, com 130,20% do seu P.I.B. (Grécia 177,10% e Itália 132,10%).
A dívida pública portuguesa ronda os 229,1 mil milhões em Agosto de 2015.
 

EUROFOOTBAL: A novela de CR7 no "O Correio da Manhã" está a somar!...







1 -  “Se já esteve nos USA” –  e, renova o seu passaporte, costuma ouvir dizer: o “NO PROBLEM” da Jamaica.
2 -   Proibir CR7 – o mais mediático português -  de entrar nos USA, somente com o apoio do Senado e Congresso, ou, por decreto presidencial.
3 -   Penhorar a casinha no “edifício Trump” seria um bom negócio (16,6 milhões de dólares). Digno de registo à virgem pudica americana, repleta de puritanismo. Aliás, os estereótipos americanos são muito apreciados em questões de índole sexual.
4 -    Qualquer “problema ou conflito” nos USA passa por escritórios de advogados ou acordo entre as partes, já que quando passa a fronteira arrisca-se ao confronto: “Are you one gun?”.
5 - Antes do “Correio da Manhã”, já lia o “Parisien Libéré”, mas a argúcia do  “Correio da Matina”, na exploração destes temas, eleva-se ao mais alto grau  mediático mundial, com a devida “jogada de antecipação” de Gunderedo .

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...