O jornal de
Angola tece uma vaga imagem sobre a realidade do ensino na Província Cuando
Cubango, a região considerada “terras
do fim do mundo”, para muitos nostálgicos, salientado o abandono de
“professores colaboradores” por causa do reduzido valor de remunerações e pelo
atraso do salário.
Nesta
abordagem escolar, nem a grelha salarial é mencionada, nem o sistema de
pagamentos e índices de remuneração,
nem é feita qualquer análise dos diversos graus de ensino, do tipo de
escolas ( por exemplo, rurais, urbanas ou mistas), nem aparece qualquer tipo de
mapa ou rede escolar, nem surge que
qualquer tipologia de cursos ministrados (profissionais, humanísticos ou técnicos).
Ou seja,, fora do sistema escolar circulam 16 mil crianças.
Todavia,
“o director Provincial da Educação
realçou que a Escola de Formação de Professores do Futuro da ADPP tem
contribuído para o aumento do número de docentes com boa formação técnico-científica
e pedagógica e para a melhoria da cobertura escolar nas comunidades rurais”.
Este citação lapidar revela que a ruralidade requer as mais altas competências
para tão alto cargo exemplar!.
Com uma média
de 46 alunos por professor, e com uma média de 2,65 de pessoal auxiliar e
técnico por escola, ou seja, 0,38% , está bem longe dos recursos humanos para a
gestão de escolas, cuja caracterização
de urbanas ou rurais não se encontra mencionada. Mas, certamente os recursos
humanos de gestão, apoio educativo e até segurança são insuficientes para tal realidade de 200 mil alunos.
A província apresenta,
genericamente, 272 escolas, com 1.400
salas de aula, em que leccionam 4.300 professores e colaboradores de professor,
em que urge contratar 2.000 docentes.
Mas, a
realidade escolar revela-se, citando Miguel
Kanhime. "As instituições mais
afectadas pela falta de docentes são o Instituto Médio Agrário do Missombo, a
Escola de Formação de Técnicos de Saúde de Menongue e a do segundo ciclo do
ensino secundário do Cuchi, que desde a inauguração nunca receberam professores
com base em concursos públicos”
Todavia
o aproveitamento escolar é da ordem dos
75%.
Neste panorama escolar somente existem 0,05 % de licenciados.