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domingo, 23 de fevereiro de 2014
EUROPOLITIQUE: Angola+Moçambique by Rail
Desde Dezembro de 2013, que o combóio chega ao Congo . Do lado angolano, o comboio chega ao Luau, na fronteira com a República Democrática do Congo, ao fim de um processo de reabilitação e modernização do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) de, nada menos, de 1.344 quilómetros de linhas ferroviárias que ligam o porto do Lobito ao Luau, fronteira com o Congo Brazaville. Deste modo, as expectativas da Zâmbia estão concretizadas, não só possivelmente a nível comercial, como, hipoteticamente, a nível turístico. Somente falta a plena laboração da refinaria angolana do Lobito para fornecer os produtos petrolíferos de que carece toda esta zona interna e estrangeira. Mas as expectativas alargam-se para uma futura ligação desta via de transporte até Moçambique. Até que ponto os excedentes hidro-eléctricos moçambicanos poderão colmatar as necessidades dos seus congéneres e vizinhos, são expectativas futuras que acalentam grandes esperanças, neste espaço do continente africano. Além disso, os célebres comboios turísticos sul-africanos, que ainda não chegam à capital moçambicana, pretendem despontar nos corredores de Benguela e do Namibe. Aliás, pretende-se que esta linha ferroviária da “Namíbia”, parta da estação do Cuvango, numa extensão de 343 quilómetros, até Oshikango, já em território do sudoeste africano, fronteira com a província angolana do Cunene.
Oxalá os bons ventos e os favores dos deuses favoreçam os laços destes países e os sonhos daqueles que sempre levantaram os olhos para a sua realização.
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