Seguidores

domingo, 28 de novembro de 2010

A bela economia.7 - "Grande Maló"!...

A economia monetária chinesa flutua numa riqueza 7 vezes superior à economia real.


A inflação dispara, e, os preços atingem margens inconformáveis para certas camadas populacionais.

Como relata o Expresso, este “dinheiro quente”, "vindo do exterior” ressuscita o medo de que a China seja “a próxima grande bolha”.

Faz lembrar quando certos analistas relembravam que o “crash” mundial se devia a 7 vezes a inflação de dinheiro que não correspondia à economia real.

Portanto, as consequências qualquer dia estarão à vista!...

Todavia, aquilo que nos interessa é a clínica Maló.

Parece que apesar da falta de alta tecnologia, que nos podia fazer rivalizar com os franceses, se revela em certos êxitos de menor dimensão.

O gesto do engenheiro Sócrates em reconhecer tal êxito, deixa-nos longe da China e do seu Marketing.

A célebre porta de Macau, com uma riqueza espectacular, repousa num certo enigma para o mundo empresarial português.

E, como dizia Maló o apoio governamental à internacionalização das empresas deixa muito a desejar.

Os navios de contentores que segundo dizem retornam vazios para a China tem de encontrar produtos para rentabilizar o seu percurso.

Portanto, há que encontrar mercadoria para os negócios chineses, até que a bolha não estoire!...

Algoritmo do Kadafi.60. Ao redor da Cimeira da Nato

Ao redor da Cimeira da Nato






Enaltece-se o gesto bonito do engenheiro Sócrates em relação à polícia portuguesa. Nem foi preciso as máquinas que estavam prometidas para tão gloriosa Cimeira.

Lamenta-se os gastos americanos na duplicidade de meios, embora a facturação da refinaria de Sines seja sempre auspiciosa.

Os meus amigos da raia ficaram um pouco confusos com tanta exigência burocrática com “nuestos hermanos” da Galiza e arredores, mas “noblesse oblige”.

Outros amigos da “Árábia Saudita” quedaram-se admirados com tanta eficiência em território luso.

E, logo, imediatamente pensei no deserto líbio, com 100 “Mirages” plantados, se seriam suficientes para tantos “rangers” lusitanos, apesar da imitação do BWM do famoso Kadafi, que foi contemplado nesta Cimeira.

Apontam as más línguas, que Barak Obama tirei apontamentos de tão eficiência.

É evidente que não aconselhámos que se estabelece em “Penha Longa” para admirar o formidável “green”, não fosse a relva assultá-lo com a imagem do célebre líder, que fez desmaiar os tradutores em terras do tio Sam.

Claro que com tanta vitória diplomática não se pretende desfigurar o quadro representativo de tão egrégios representantes.

Somente, procuramos acentuar que apesar de limitados recursos, quando os portugueses querem, conseguem levantar alto a sua bandeira e as cores brilham.

Como diz certo ditado :”o gesto é tudo”!...

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...