Seguidores

domingo, 9 de maio de 2010

EURO POLITIQUE. 30 - 10 anos de atraso.

EUROPA - 10 Anos de Atraso.


Felipe González, um dos convidados para repensar a Europa, acusa a própria Europa de estar atrasada 10 anos, e, que é urgente fazer "reformas estruturais".

Docemente embalada no seu sonho, o projecto europeu caracteriza-se por uma Europa - "Castelo de Cartas".
Esta denominação, nada tem de esconjuração, mas de preocupação.

A estratégia do "euro", alicerçada na "autonomia financeira das suas economias nacionais" e no "controlo do déficit nacional" quase resvala para uma "economia em cascata".

A "economia em cascata" implica uma construção de sobreposição paralela, tal como uma empresa cria empresas afins, para manter o seu lobby principal.

Um "Castelo de Cartas", susceptível de se desmonorar face aos jogos e interesses de certos nacionalismos, ou, às vagas periclitantes de políticas internas, conjuntamente com uma "Economia em Cascata", cuja fundamentação se alicerça num conjunto informe, demonstra que esta Europa caminha ao sabor dos ventos e das marés que outros lhe conseguem imprimir.

Mas torna-se lamentável que o "grupo de pensadores da Europa", onde se inclui Felipe González, não tenham conseguido imprimir o rumo de que a Europa carece.

Se o caminho necessário e suficiente seja a "Europa Federal", convém que os ânimos da incerta
soberania nacionalista se convencem que a única senda é ultrapassar estes "handicaps".

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...