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quarta-feira, 5 de março de 2014
EUROPOLITIQUE: "23 Bancos em Angola"
Proliferam as instituições bancárias em Angola de tal forma que serão demasiados bancos para atender os 5 milhões de possíveis clientes, actualmente. Número um em Angola, o Banco BIC estende-se por 80 municípios angolanos, portanto, quase 50%, num universo de 162 comarcas, das suas 16 províncias. Quase metade dos municípios angolanos são atendidos pelo Banco Bic, através dos seus 1.900 colaboradores, atingindo quase um milhão de clientes; ou seja, o Banco Bic tem um quinto do universo bancário angolano. Claro que a concorrência das outras 23 instituições bancárias requerem uma fusão de interesses para um espectro bancário, demasiado redimensionado para uma melhor credibilidade bancária e número de clientes. Por isso, a fusão ou concentração bancária será um objectivo a atingir, para maior eficiência do sistema bancário e soldificação financeira. A utilização dos serviços bancários passou, em dois anos, dos seus 8% da população para os 23% actuais, ou seja, em 2013; beneficiando de 18 mil caixas automáticas, espalhadas pelo país. Ainda que o acesso através da internet seja acessível a 75% do seu universo bancário dos seus utilizadores, há que salientar que somente um quarto da população angolana beneficia destes serviços bancários. Por isso, ainda abundam as filas de atendimento e muitos angolanos estão longe da modernização e do progresso bancário. O resultado do exercício económico do Banco BIC ultrapassa os dois milhões de dólares, em 2013, com créditos concedidos na ordem dos 600 milhões de dólares, que o coloca entre 30 maiores instituições bancárias de África. A média mais benéfica do crédito bancário situa-se nos 9% ao ano. No entanto, as instituições bancárias debatem-se com verdadeiros problemas no crédito às empresas. As parcerias económicas e empresariais procuram os serviços bancários para empréstimos pouco ortodoxos e eficientes. Por isso, acresce-se uma supervisão das entidades credoras na eficiência do crédito bancário. Portanto, dois desafios se colocam. Por um lado, uma maior eficiência bancária no crédito concedido,sobretudo ao tecido empresarial, e, por outro lado, a extensão dos serviços bancários ao maior número possível da população angolana.
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