Seguidores
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
EUROPOLITIQUE: "E VÓS, EUROPEUS"? - La Suisse
Em terras do tio Sam, o grupo de “gatos pingados” ainda não acolhia a “gatona alemã” que se envolveu com a “gatinha inglesa”. Claro que da Suíça não existiam representantes.
Mas o “gatão americano” rugiu: «e vós, europeus»?
O referendo suíço sobre a “imigração” começa a desvendar uma catadupa de reacções nesta Europa de “gatos metidos num saco”.
Se os quatro pilares essenciais são: liberdade de circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, como se pode justificar um referendo, tomando como ponto de partida exclusivamente uma componente?
A reacção europeia será excluir a Suíça do espaço europeu?
Claro que o “egoísmo económico” surge como bandeira para os conservadores da direita que catalisam o descontentamento popular, inscrevendo-se na perspectiva da “gatona alemã”, que não morria de sentimentos pela “gatinha inglesa”.
Aliando a sua beleza natural com a sua riqueza “sobrenatural”, a Suíça é um “eldorado” digno de ser visto e admirado, pelos seus "auslanders". As duas passagens pelas suas terras deixaram-me o coração encantado. O seu Natal, antes da Revolução dos Cravos, foi um misto de solidão e conforto, de alegria juvenil e idade adulta, perdido em sonhos de ilusão.
E, este “sonho de ilusão”, abrilhantado pela cor dourada do vil metal, ressurge como faceta de uma moeda, que cada vez menos tilinta no bolso daqueles que correm pelo seu pão.
E, ruge o “gatão americano”: «e vós, europeus»?
Subscrever:
Mensagens (Atom)
EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez
Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...
-
Introdução A quinta ou solar da Loureira revela várias fases de construção e várias gerações de ocupação, através dos seus tempos e...
-
À semelhança de outras capitais, desenham-se em Angola, tabelas de preços na construção civil, que apesar de incipientes, pretendem dar u...
-
Alfredo Roque Gameiro nasceu em Minde, concelho de Porto de Mós, a 4 de Abril de 1864 e faleceu em Lisboa, a 5 de Agosto de 1935. Os to...