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quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

EUROPOLITIQUE: IN MOTION - "OPORTO" and VIGO


 
No “mapa global”, as cidades desempenham um importante papel de destaque na economia global, ultrapassando a velha temática de países.
“O Porto é uma nação” é um “slogan popular” que cada vez ganha mais relevância, na competição com a cidade de Vigo, cujas estruturas manifestam uma dinâmica empresarial e política na sua promoção.
Se, o “el alcalde de Oporto” não favorece a “promoção” de Vigo, à custa da sua metrópole, não tem de ser invectivado por desejar qualquer “hub”, ou, por ver diminuída a sua urbe em detrimento de Lisboa.
Os interesses escondidos dos chineses, conjuntamente com a força dinâmica da economia galega nas pescas, na indústria naval e automobilística, são “pesos pesados” que convém equacionar nesta luta, confronto e afirmação por determinada hegemonia.
Apesar do gabinete “Invest Porto”, com a temática de “Business Friendly”, já ter em carteira 40 investimentos, com a cifra de 50% internacional, e, com a promessa de criação de 5.000 postos de trabalho, ainda são escassos os seus trunfos nesta competição.
Além disso, a cidade do Porto tem de estar atenta ao poderio galego, defendido pelas suas autoridades, com TGV às suas portas, com mais dois aeroportos ao seu lado, e, sobretudo, com uma economia naval, automobilística e pesqueira.
Se, Sines deseja afirmar-se como a “capital do petróleo”, ou seja, considerada a “Nova Cabinda Portuguesa”, ainda que somente com 38% do gás, oriundo da Nigéria e do Qatar; a cidade do Porto tem de se tornar num marco do Norte do País, fazendo jus ao “slogan popular” – “O PORTO É UMA NAÇÃO”. 

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...