Seguidores

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

EUROPOLITIQUE: A pirâmide social em Espanha e as contribuições sociais


Calcula-se que 40.000 pessoas, em Lisboa, vivam sozinhas. Algumas instituições procuram dar apoio a este grupo de idosas, que na sua maioria são mulheres.
A esperança de vida, em Espanha, ronda os 83 anos de idade.
Em Espanha, no universo dos desempregados, 35% são maiores de 45 anos, atingindo a cifra de 1,6 milhões de pessoas; que somente têm a expectativa de emprego em 19,3% na idade entre os 45-54 anos, e, 11,9% entre os 55 e 64 anos de idade.
Este universo representa 20% dos desempregados, em Espanha, o que quer dizer que há muita juventude carente de emprego. Ou seja, até aos 45 anos de idade, o universo de desempregados ronda 80% de pessoas.
O envelhecimento da pirâmide social, na Europa ,arrasta a maioria dos países, incluindo Portugal; contrariamente, à situação dos países africanos, onde a camada jovem impera. No entanto, os seus sistemas sociais não reflectem a pujança desta juventude, sendo os seus fundos desbaratados em grande incerteza, cuja esperança é sentida por muitos jovens africanos que falam a língua portuguesa.
Somente, em 2019, em Espanha, abrirá a cotização para o fundo de coesão social, cuja "CES" já está instituída em Portugal.
Se a pirâmide social tem uma base maior, nos países africanos de origem portuguesa, parece que a sua distribuição não funciona socialmente. Se a pirâmide social, na Europa caminha para a sua inversão, a contribuição dos seus aderentes é cada vez menor, pondo em perigo a sua redistribuição, daí que alguns autores hispânicos chamem de "reformas douradas", àqueles que hoje disfrutam do seu bolo.

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...