Seguidores

domingo, 27 de fevereiro de 2011

EURO-POLITIQUE. 80 - "Família modesta" + Kadafi




Um dos filhos do “Clan Kadafi” declara que são um “família modesta.”

É difícil separar a fronteira entre o “dinheiro privado” e as “economias do Estado”.

Todavia a evidência das benesses contradiz esta argumentação.

O exibicionismo dos aviões particulares no Brasil, as saídas de helicóptero da estrela feminina, a grande quantia hoteleira deixada por causa de distúrbios em unidades hoteleiras, o tratamento “vip” em residências londrinas, demonstram que os benefícios eram generosos.

Claro que este "folclore de play-boys" , aliás, Paris e Londres em nada os ilustraram, pouco diz aos efectivos investimentos em Itália, (Fiat e Juventus, e, outros), na Áustria, no Brasil (terras?...), e demais paragens incógnitas.

O expoente máximo de todo este arco-íris era a "Fundação Kadafi", cujo dirigente não podia senão ser um dos seus filhos, que, juntamente com o "Fundo Soberano Líbio", constituíam uma dupla de respeito.

Apesar do seu caracter humanitário permanecia num secretismo de "extrema confirmação"!...

Esta teia de negócios, pouco claros e transparentes, estendia-se a um séquito de uma centena de funcionários que operavam, discretamente, nos vários pontos do mundo, não esquecendo a famosa petrolífera "Tamoil".

Além disso, o controlo do aparelho empresarial, desde a indústria do petróleo, das comunicações ou telefones, etc... até ao vestuário, pela filha, formavam "verdadeiras cadeias" que engrossavam os bolsos do “clan Kadafi”,e, da sua “entourage”. Somente a "tenda do famoso beduíno" fazia jus de ermitão.

Aliás, “as autoridades britânicas identificaram mais de 23,5 mil milhões de euros em bens financeiros na posse de Kadhafi, a maioria em bancos londrinos”.
Na capital britânica situa-se também a mansão do ditador, melhor dito, do seu filho formado em economia, no valor de 11,75 milhões de euros.

Será pura especulação que a soma do "clan Kadafi"  alcance os "87 mil milhões de euros"?...

Mas, devido à «jihad helvética», somente foram encontrados 630 milhões de francos suiços, mas convenhamos que para quem comprava 100 Mirages, de uma só vez, as torneiras de petróleo debitavam muitos dólares.

Confundir a Cyrenaica com cinismo, é tornar a modéstia imodesta.

Libya's Oil Expt-2010:
Italy 28%, France 15%, China 11%(?), Germany 10%
Spain 10%, Greece 5%, UK 4%, USA 3%, Others 14%.
(Import by Galp - Portugal 10%).



P.S. 28.02.11 (Figaro)

20h18 : Un haut responsable du Trésor à Washington explique que les Etats-Unis ont bloqué 30 milliards de dollars d'actifs libyens depuis les sanctions annoncées vendredi par la Maison-Blanche contre le régime de Mouammar Kadhafi. Les fonds concernés comprenent aussi bien des avoirs du clan Kadhafi que des actifs de l'Etat, notamment «la banque centrale de Libye».
D.N. 01.03.11
Os bens líbios na Áustria estão orçados em 1200 milhões de euros, segundo o OeNB, que não determina se estes pertencem todos a pessoas visadas pelas sanções ou não.
Lusa 01.03.11
Nelly Furtado doa milhão de dólares cobrado a Kadhafi.
Regime de Kadhafi tentou levantar dinheiro no Canadá.
Le Figaro 04.03.11
13h47 : Un bateau contenant des billets de banque libyens d'une valeur de 117 millions d'euros, destinés à la Libye, a été intercepté mercredi par un navire britannique et escorté jusqu'à un port anglais, annoncé le ministère de l'Intérieur. La Grande-Bretagne a interdit l'exportation sans autorisation de billets de banque libyens conformément aux sanctions adoptées à l'ONU.
Semanário "Expresso" -05.03.11
"Financial Times" - A Autoridade Líbia de Investimentos "é" o quinto maior acionista, um valor equivalente a £250 milhões "de libras, ou seja, 293 milhões de euros".
DN. 05.03.11
Austria: 1,2 mil milhões de euros
U.K. 3,2 mil millões de euros (1,6 milhões de euros - famíia Kadhafi)
CANADA: 316 milhões em acções na Verenex Energy.
RUSSIA: 1% da RusAl (maior fabricante mundial de alumínio).





EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...