Seguidores

segunda-feira, 24 de abril de 2017

EUROPOLITIQUE: Macron marca France





Não confundir Mâcon, pequena  cidade francesa, terra do bom vinho "beaujoulais" com Macron, o futuro e desejado Presidente da França.
O novo "néctar", que de economia francesa se revela um "expert", parece corresponder a certos desígnios e anseios  europeus, que do Sul da Europa emergem.
Se, o nosso presságio estava certo, a "antiga professora de françês", talvez, faça  aliciar novos encantos dentro do Hexágono, apesar dos seus 24 sobre o candidato de 39 anos de idade. (O lado protector de uma mãe, ou, a sua "imagem" desafia as "leis freudianas", mas fazem um casal "chic", com três "rebentos" despontados).
Mais que tudo, de novo oxigénio carece esta Europa, porque os tempos vindouros encaminham-se para certos presságios , pouco esclarecedores, mas que correspondem, por agora, às expectativas dos seus eleitores.
A base eleitoral e as suas estruturas baloiçam frente a um "jovem presidente" que se arrisca a uma "magistratura de influência", na qual as "forças partidárias" procurarão refúgio, tal como o "candidato" se refugiou nos braços de uma hipotética "mãe". Para as decisões europeias, a determinação não pode balançar em "tibiezas e hesitações", já que os tempos implicam coragem nas decisões.
 

EUROPOLITIQUE: ARRIBA SPAIN: 6.040 quilómetros de Alta Velocidade em Espanha

.
A alta velocidade em Espanha caminha para os seus 6.040 quilómetros, após 25 anos da sua iniciação entre Madrid e Sevilha. Apesar de algumas críticas ao seu investimento, projectou a indústria ferroviária espanhola para fora das suas fronteitas, com contratos milionários, como é o caso, na Arábia Saudita, entre Medina e Meca.

Nada menos, de 27 províncias estão inter ligadas por alta velocidade, o que perfaz, neste momento, 3.240 quilómetros desta via, abrangendo 67% da população espanhola.

Neste momento, estão em construção 1.600 quilómetros desta via de alta velocidade, num montante de 12.000 milhões de euros.
Além disso, projectam-se mais 1.200 quilómetros, que totalizam os tais 6.040 quilómetros de alta velocidade, tornando-se, desta forma, o segundo país do mundo com maior rede de alta velocidade, a seguir à pujante economia chinesa.

Enquanto que a Alemanha procura guardar bem os seus excedentes externos, a Espanha investe na Alta Velocidade, ainda que as receitas dos seus  bilhetes não chegue para cobrir os gastos, mas "ARRIBA SPAIN", com 354 milhões de passageiros, transportados em 25 anos.
Para celebrar este quarto de século, todos os dias "25" de cada mês se pode comprar um bilhete de 25 euros.

.

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...