Seguidores

sábado, 3 de março de 2012

EURO POLITIQUE 315- Angola, um orçamento pouco ambicioso!...






Estima-se que as exportações angolanas, somente na indústria petroleo, são da ordem dos 50 mil milhões de dólares, em 2011, acrescidos dos "rendimentos das concessões petrolíferas" que atingem 18 mil milhões de dólares.

Ou seja, um montante na ordem dos 68 mil milhões de dólares, somente em receitas de petróleo.

Todavia, o petróleo representa 80% das exportações angolanas; e, portanto ainda restam 20% de outro tipo de exportações, por exemplo, os diamantes.

Com um orçamento para 2012 na ordem dos 46 mil milhões de dólares, ainda sobravam 22 mil milhões de dólares.

Mas, se somente forem aplicadas 68,7% da totalidade das receitas do petróleo, teremos o orçamento do Estado completamente preenchido pelas tais receitas da indústria petrolífera, ou seja, os tais 46.716 milhões de dólares, correspondentes ao orçamento para 2012.

Apesar de somente os rendimentos do petróleo serem suficientes para o orçamento geral ainda existem nesta contabilidade 26,7% que provém de impostos não petrolíferos, 1,9% de contribuições sociais e 3,3 de outras receitas, cujas receitas parecem que não entram no cômputo geral.

Quer dizer que estas contribuições não entram no orçamento geral de 2012?

A título paradigmático, em 2011, a factura de petróleo com a China corresponde a 40% das exportações de fuel, que renderam nada menos de 20 mil milhões de dólares.

Os peritos em contabilidade podem demonstrar a validade destes argumentos, mas parece que o “Orçamento Geral de Angola” é pouco ambicioso.

P.S. (Outra fonte)
“O volume total das exportações de petróleo bruto ultrapassou, até ao terceiro trimestre de 2011, os 430 milhões de barris, vendidos a um preço médio de 110,43 dólares por barril, ou seja, 47.484 milhões de dólares".
"A posteriori" - Luanda Digital:
Luanda – As exportações de Angola em 2011 atingiram os 60 mil milhões de dólares norte-americanos, anunciou esta terça-feira, 6 de Março, a Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP), Maria Luísa Abrantes.


EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...