Seguidores

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Algoritmo de Kadafi.35 - SCUT'S na Líbia?



Apesar de certas empresas italianas estarem disponíveis para a construção da auto-estrada marítima entre a Tunísia e o Egipto, atravessando todo o território líbio, satisfazendo os ambiciosos planos de Kadafi, erguem-se questões que fazem relembrar as famosas SCUT’s, tipicamente portuguesas.


Certamente que os filhos de Kadafi disporão de uma bela via para experimentar os seus Ferrarri’s, ou, possivelmente uma extraordinária pista para fazer aterrar os seus aviões ligeiros.

Com uma reduzida população, com salários de reduzida sustentação, certamente que os líbios não terão capacidade para a sua manutenção.

Além de um corredor de mercadorias no Norte de África, a sua projecção obriga a novos planeamentos que os dirigentes líbios devem perspectivar.

Certamente que a Líbia se pode tornar numa porta do turismo europeu.

Todavia as certas condicionantes envolventes da sua política em nada favorecem o rápido surgimento pelas atracções da Líbia.

Detentora de um rico património romano, de extensas praias, e, clima ameno, parece reunir as condições necessárias e suficientes para o seu desenvolvimento turístico.

Tanto a Tunísia, como o Egipto tem explorado estas vertentes, contrariamente a um sistema extremamente centralizado no Estado e nos seus funcionários.

A engrenagem empresarial estatal parece não se coadunar com um certo liberalismo empresarial que tipicamente rodeia a actividade turística.

Certamente que as condições de segurança não surgem como óbice destes projectos, mas a falta de abertura democrática exigem que propaganda e ideologia deixem um espaço livre de lazer e conforto, e, que o “ar livre” circunde nos amenos ventos das suas costas marítimas.

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...