Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2011

EURO POLITIQUE 103 - "Balanço do Blogue".

Sem dúvida que a página mais consultada deste Blogue tem sido a “Mediação Protocolar” de 15.12.2010.

Nem imaginem os leitores deste “blogue” que o autor foi recebido com metralhadora nos jardins do Palácio Cor de Rosa de Lisboa, para audiência no terceiro andar, e perante tal ousadia protocolar somente faltava que fosse recebido no “Quai d’Orsay”, de igual modo.

Por isso, a razão do artigo de 15.12.2010.

Habituado às férias dos pilotos franceses em terras lusitanas, sendo estes habituais conhecedores da força dos “Mirage”, e associado, indirectamente, à "livre circulação" da famosa “moreninha tripartida”, nos círculos militares gauleses, a credibilidade de uma “Mediação Protocolar” reúne condições que qualquer entendido em diplomacia estratégica não menosprezaria.

Todavia as realidades políticas são diferentes. Se por acaso, se publicasse um artigo de imprensa sobre um país africano, o “Quai d’Orsay”, amigavelmente, convidaria o jornalista. Aqui, fundamenta-se internacionalmente a sua defesa, sobretudo em meio americano, porque a livre expressão tem limites, em terras lusitanas.

Todavia não é de armamento que transborda esta questão, é simplesmente de elucidação, e os leitores tem tido a amabilidade da sua compreensão.

A questão é que um pequeno país à beira mar plantado estava suficientemente ilustrado, nas suas altas esferas, da conjuntura de mudanças no Norte de África.

Quando se fala de informação, quer dizer, que estamos um passo avançado em relação aos outros!...

Porém, parece que certa informação e o conhecimento não valem dinheiro!...

Mas como na “guerra do dinheiro”, estamos condenados ao lixo, no sentido de Jean Paul Sartre, entre mortos e vivos, o “blogue” há-de se salvar!... (Porque apoio externo não faltará!...).

Lembrem-se, aqueles franceses se ainda estão vivos, a "Pantera Cor de Rosa", se não faz, pelo menos escreve: "Ça bouge, Quai d'Orsay"!...
"Audaces fortuna iuvat!..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...