Seguidores

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Algoritmo de Kadafi.22 - Tripoli - A Sereia

A Sereia


Desde 1977, baptizada como “Jamahiriyya”, a Líbia; um nome, atribuído por Muammar Qadhafi, cuja tradução reverte numa “república do povo”; mas, cuja movimentação intrínseca implica um condutor, um comandante, um chefe, ou seja, um autêntico líder (Al-qa’id), e, logicamente, hei-lo que surge: Kadafi.


“Jamahiriyya”, portanto, a Líbia foi colonizada pelos fenícios e gregos.

A sua capital – Tripoli – três cidades, advém de OEA na linguagem romana, que, por sua vez, tem origem na língua púnica de Uiát.

Os fenícios criaram três colónias: Sabratha, Oea e Leptis Magna, e, desta trilogia nasceu o cognome de Tripoli, como sinónimo de três cidades.

A Tripolitania, como região do Norte de África, durante o império romano, estava dependente de Cartago (actual Tunísia).

Roma e Cartago constituíram uma verdadeira aliança do apogeu do comércio romano, como afirmação do "mare est nostrum".

Desde o séc. II (a.C), até ao séc. V, portanto durante 700 anos, esta região da Tripolitania, manteve o nome de Tripoli, como capital da recente baptizada “Jamahiriyya”.

Todavia, a capital da Líbia – Tripoli – não se reduz ao simples conceito de uma cidade qualquer. Ela é a cidade da “medina”, ou seja, é a “urbe iluminada e refulgente”, que se afasta da escuridão de qualquer outro povoado. Requer o estatuto de cidade satélite de Meca, Medina,Tripoli. A cidade como medina é sinal de comércio, protecção e segurança, endeusada no seu aspecto sagrado.

Actualmente a divisão de Tripoli entre “a velha cidade” (a medina, espelho do sagrado, com a sua mesquita), e, a “moderna urbe, refulgente de luzes”, espelho do comércio e mundana, constituem um bastião, e, uma fortaleza do islamismo.

Por isso, Tripoli continua a ser a encantadora "sereia" do Norte de África.

Sem comentários:

Enviar um comentário

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...