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quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

EUROPOLITIQUE: O PISA e os 10% na agricultura francesa e os 10% na educação em Portugal

A transformação das pocilgas pelo Mestre de Cantaria José Abreu

A sigla inglesa PISA – (Program in International Student Assessment) ( Programa Internacional sobre Avaliação Estudantil), - 2018 -  destaca que o resultados dos alunos portugueses na avaliação das competências sobre leitura, matemática e ciências atingiu um nível acima da média nos países da OCDE. Pelo menos, situa-se a um nível satisfatório, sobretudo no Sudoeste Alentejano que atinge um nível razoável. Longe das querelas dos direitos dos alunos e professores, do impacto da burocracia, do sistema de autoridade e das relações comunitárias, do ensino-aprendizagem, das pedagogias diferenciadas e do ensino centrado sobre o aluno, existe uma coordenada que nos chamou a atenção:

Apenas 10% dos alunos mais pobres conseguem atingir o topo do desempenho escolar, quer dizer, estar entre os melhores, e consequentemente terem grandes hipóteses de entrar no ensino universitário ou superior.

Nos anos 70, a radiografia sociológica francesa chegava à seguinte conclusão. Somente 10% dos filhos dos agricultores franceses prosseguiam os seus estudos superiores ou universitários.

Claro que os agricultores franceses não se assemelham aos seus colegas americanos, mas também não se podem reduzir ao sector da pobreza. Como alguém diz, não é o fator da pobreza que somente limita o chamado “elevador social”. Existem outros obstáculos que convém decifrar neste processo do ensino/aprendizagem. Para os mais otimistas ficam estas palavras:


«A Educação dos Estados Unidos já está em muito má forma. Não temos visto os progressos desejados. Em Portugal, tendo em conta o contexto económico dos últimos 10 anos, podemos dizer que o país fez um milagre. Nos Estados Unidos têm todo o dinheiro que se imagine e os resultados em matemática são piores do que os portugueses. A livre escolha dificilmente será a resposta para todos os problemas, mas de que o sistema de escolas dos Estados Unidos precisa de uma reforma significativa, não há dúvida».

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