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quarta-feira, 31 de agosto de 2016

EUROPOLITIQUE: O "déficit" no Jornal Público............... ("Produto de luxo" ou "Produto popular")..................... ou, será "qualidade"?)


Com 2,5 milhões de euros de prejuízo, em 2015, o “Jornal Público”, parece que constitui um problema para o Grupo Sonae.
O Grupo Sonae dispõe de dinheiro suficiente para “dar-se ao luxo” de ter um diário de informação (a cultura custa caro, mas é benéfica para a sociedade, mas nem sempre o conhecimento aproxima!...)
Aliás, o grupo Sonae, tem ao seu dispor os melhores técnicos de marketing, de gestão, de publicidade, aliás, os melhores analistas em “contabilidade analítica” jornalística, os melhores gestores de empresas jornalísticas, etc...(Pode comprar e vender!...)
Mas algo falha.
Qual é o alvo do “Jornal Público”?
Se, pretender guindar-se ao estatuto do Jornal “Le Monde”, ou, fugir ao “Parisien Liberé” (Correio da Manhã), depende da sua linha editorial, dos seus objectivos e fins.
Se lhe falta uma adequada análise da “sociologia da informação” tem de trabalhar, nesse sentido. Sem publicidade e sem leitores (mínimo dos mínimos 10.000), adeus publicação; mas, agora existe a “assinatura digital”!... (e, a crise económica não ajuda....), ainda que  a progressão do “Jornal Público”, na Net, seja mais que evidente.
Aquilo que mais me intriga é a existência do Grupo Sonae (poderoso no País) e um “Jornal Público” (deficitário) que não conseguem fazer uma sintonia, ou, parceria.
Buscar dinheiro num jornal é tempo perdido, mas perder muito dinheiro num jornal é outro assunto, outra história, outra política.
O Grupo Sonae que é tão bom em estudos de marketing, não consegue dar uma ajuda ao Jornal Público?.

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