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sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

EUROPOLITIQUE: Angola e a Província dos 0,05% de licenciados



O jornal de Angola tece uma vaga imagem sobre a realidade do ensino na Província Cuando Cubango, a região considerada  “terras do fim do mundo”, para muitos nostálgicos, salientado o abandono de “professores colaboradores” por causa do reduzido valor de remunerações e pelo atraso do salário.
Nesta abordagem escolar, nem a grelha salarial é mencionada, nem o sistema de pagamentos e índices de remuneração,  nem é feita qualquer análise dos diversos graus de ensino, do tipo de escolas ( por exemplo, rurais, urbanas ou mistas), nem aparece qualquer tipo de mapa  ou rede escolar, nem surge que qualquer tipologia de cursos ministrados (profissionais, humanísticos ou técnicos). Ou seja,, fora do sistema escolar circulam 16 mil crianças.
        Todavia, “o director Provincial da Educação realçou que a Escola de Formação de Professores do Futuro da ADPP tem contribuído para o aumento do número de docentes com boa formação técnico-científica e pedagógica e para a melhoria da cobertura escolar nas comunidades rurais”. Este citação lapidar revela que a ruralidade requer as mais altas competências para tão alto cargo exemplar!.
Com uma média de 46 alunos por professor, e com uma média de 2,65 de pessoal auxiliar e técnico por escola, ou seja, 0,38% , está bem longe dos recursos humanos para a gestão de escolas, cuja  caracterização de urbanas ou rurais não se encontra mencionada. Mas, certamente os recursos humanos de gestão, apoio educativo e até segurança  são insuficientes para tal realidade de 200 mil alunos.
A província apresenta, genericamente,  272 escolas, com 1.400 salas de aula, em que leccionam 4.300 professores e colaboradores de professor, em que urge contratar 2.000 docentes.
Mas, a realidade escolar revela-se, citando  Miguel Kanhime. "As instituições mais afectadas pela falta de docentes são o Instituto Médio Agrário do Missombo, a Escola de Formação de Técnicos de Saúde de Menongue e a do segundo ciclo do ensino secundário do Cuchi, que desde a inauguração nunca receberam professores com base em concursos públicos”
Todavia o  aproveitamento escolar é da ordem dos 75%.
            Neste panorama escolar somente existem 0,05 % de licenciados.

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