Seguidores
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
EUROPOLITIQUE: Os Motores do Sudoeste Africano
Angola e Moçambique apresentam-se como os verdadeiros motores da energia do Sudoeste Africano, enquanto a letargia do Congo permanecer incólume.
Moçambique, com as suas potencialidades a nível de produção de electricidade, do “vizinho” gás que se aproxima, e futuramente, quiçá, com o petróleo, torna-se num autêntico produtor de energia para os seus vizinhos carenciados, onde pontifica a África do Sul.
O Congo, apesar das suas potencialidades hídricas por explorar, reserva-se a uma quota mínima de petróleo na zona de Cabinda.
Mas, nesta encruzilhada de interesses surge Angola. Apesar da diminuta refinação de petróleo, o seu potencial energético, além dos dólares produzidos, reacende-se na teia de dificuldades por que passam os seus vizinhos.
A Zâmbia importa diariamente do Médio Oriente um milhão de litros de gasolina, dois milhões de litros de gasóleo e 80 mil litros de petróleo normal. A abertura do Caminho de Ferro de Benguela, com a futura refinaria do Lobito, em funcionamento, certamente que serão um alívio para as necessidades energéticas da Zâmbia, ainda que esteja disposta a investir 1,7 mil milhões de dólares na modernização da sua refinaria de Indemne.
O Zimbabwe, e também, o Congo certamente que carecem destes bens energéticos, além da África do Sul.
Portanto, em breve tempo, tanto Angola como Moçambique terão um papel importante na questão energética que devidamente aproveitada tem outros impactos sociais, políticos e económicos.Claro que, o gigante chinês "não dorme em serviço", e, uma das suas empresas petrolíferas, prepara-se para investir 15.000 milhões de dólares, em África, sem esquecer Angola. A França, no seu espaço de influência africana que é demasiado vasto, investe, nos próximos 5 anos, 20.000 milhões de euros.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez
Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...
-
Introdução A quinta ou solar da Loureira revela várias fases de construção e várias gerações de ocupação, através dos seus tempos e...
-
Hollywood West and António José Rocha - Período colonial espanhol No ano de 1815, com 25 anos de idade, António José Rocha ...
-
Caminho de Santiago na Casa de Gouvim em Gondarém “Seduziu e engravidou, o Abade..." não era qualquer título ou capítulo das "nov...
Sem comentários:
Enviar um comentário