Seguidores

terça-feira, 14 de setembro de 2010

EURO POLITIQUE. 40 - O "Atlas" da política externa europeia!...


A missão do Alto Representante da União Europeia no Mundo tem à sua frente uma tarefa hercúlea.


Ora vejamos:

a) ajudas ao desenvolvimento, comércio ou negociações climáticas

b) diplomacia, segurança e defesa

c) criação de um Novo Serviço Europeu de Acção Externa (SEAE), com 6 a 7 mil funcionários e diplomatas.

O famoso “Tratado de Lisboa”, com milhentas horas de voo, e,outras tantas milhentas complicações criou um sistema, digno dos mais altos signatários, mas que qualquer leigo em matéria política não ousa enxergar.

Mas a complexidade técnica e política cria uma teia de ramificações que qualquer aracnídeo se vê enredado na sua constituição.

A sua arquitectura política, inacessível ao comum dos mortais, joga-se num tecido de manutenção de funções e conluios estratégicos, cujo resultado visa a promoção de figuras ao estrelato mediático ou jornalístico, mas de uma eficácia atroz, nos momentos da prática política.

De um momento para o outro, surge um Alto Representante para os USA, cujo consenso nada ficar a dever à imposição de uma chefia, em resquício autoritário.

Na amálgama da falta de eficiência debatem-se os interlocutores procurando agulhas em semelhante palheiro.

A complexidade estrutural erradicou qualquer processo simples de uma voz ou comando da sua arquitectura, dando espaço aos mais audazes políticos europeus de esgrimirem as suas concepções, sobretudo do eixo franco-alemão.

Mas todas as tarefas enunciadas para o Alto Representante da União Europeia exigem um esforço, digno de um autêntico Hércules, ou, talvez um Atlas, aquele que leva a Europa às costas!...


N.B. Somente a Inglaterra tem 417 funcionários diplomáticos nas suas relações com os USA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...