Seguidores
quinta-feira, 3 de junho de 2010
EURO POLITIQUE. 38 - Para além da "Federação Orçamental"
Morrer de amores pelo “Tratado de Lisboa”, pouco encantou certos portugueses, para não dizer, a maioria.
Certamente que, em vez das alucinantes viagens de avião dos seus construtores, melhor seria fazer um verdadeiro “Tratado do Euro”.
É evidente que tanto seduz os europeus, como os americanos, os dias de férias a 50 dólares, para o comum de certos trabalhadores.
Todavia, a “era da globalização” ergue-se como um tempo de partilha e doação.
E, a Europa do económico e do egoísmo, sem ideais e ambições, tem de olhar mais para o mundo.
Comprar uma tonelada de cacau, por um euro, e vender uma barra de chocolate por dois, não condiz com certos ideais de cooperação.
A Europa tem ao seu lado uma verdadeira parceria de países emergentes que necessitam da sua colaboração.
Morrem mais africanos no Mediterrâneo, por ano, do que americanos no “World Trade Center”. E, um dia, talvez os americanos se queixem e cansem da incapacidade de os europeus não resolverem os seus problemas.
A Europa económica e egoísta tem de desenvolver perspectivas mais salutares para um mundo cada vez mais justo e humano.
O sonho (se ele existe?!...) dos europeus não está na América, no tio Sam, ou, no“Shopping we trust” mas deve estar na sua efectiva construção e na demonstração real dos seus valores.
A redução económica exigida aos europeus deve ser colmatada pela cooperação africana, os nossos vizinhos de lado.
Por isso, nesta dicotomia da “Europa dos políticos”, e, da “Europa da sociedade civil”, urge que uma nova constelação de valores se erga como bandeira dos seus ideais, para além da “Federação Orçamental”.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez
Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...
-
Introdução A quinta ou solar da Loureira revela várias fases de construção e várias gerações de ocupação, através dos seus tempos e...
-
Hollywood West and António José Rocha - Período colonial espanhol No ano de 1815, com 25 anos de idade, António José Rocha ...
-
Caminho de Santiago na Casa de Gouvim em Gondarém “Seduziu e engravidou, o Abade..." não era qualquer título ou capítulo das "nov...
Sem comentários:
Enviar um comentário