Seguidores

domingo, 3 de janeiro de 2010

Portugal-Angola .11 - O Fundo Soberano




No dia em que escrevia que Angola devia 90 milhões de contos a Portugal, eis que ouço o anúncio de 1 000 milhões de dóllars, para investir no Iraque, pela voz de Manuel Vicente.

Confesso que sempre fiquei confuso na engenharia financeira, e, na ideia do “Fundo Soberano de Angola”, tão propagado pela economista Fátima Roque.

Confuso, na engenharia política, continuo nesta divergência entre o “Fundo Norueguês” e o “Fundo da Líbia”, assoreado por centenas de empregados.

Mas, cada vez mais, se torna mais claro que o patrão da Sonangol, na engenharia económica - Manuel Vicente - continua a ser o detentor de tal manancial.

O que me intriga é a transparência política, social e económica da constituição de tão famoso “Fundo”.

A sua repercussão no contexto da população angolana, com os meios informáticos de hoje, parece que não se manifesta nas necessidades sociais de Angola.

É de louvar a internacionalização da Sonangol. Todavia a existência de um “Fundo Soberano Angolano” deveria ter repercussão na sua população.

Aliás, “the most popular” Lula da Silva do Brasil não será um caso paradigmático e inspirador de certa política angolana!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...