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terça-feira, 6 de outubro de 2009

Staff presidencial.55 - Participação cívica

A referência à participação cívica remete para o conceito de "cives", ou seja, cidade.
E de referência em referência recaio no império romano do direito e do exército.
Neste sentido teríamos cidadãos civilizados e dentro do sistema que convém.
(Aliás, a Europa carece deste estigma do "exército" e do "direito", que bem precisa.)
Todavia, remontando ao tempo dos gregos, emerge a palavra "pólis", que significa cidade, e, de onde advém a palavra "política".
Por vezes, os cidadãos mergulham entre a "cives" romana e a "pólis" grega!...
Deixem aos "políticos", a política, sobretudo a política dos tratados, dos convénios, dos negócios políticos, e toda a engrenagem da dita "super-estrutura", à qual os "cives" não podem, nem devem ter acesso.
Reserve-se para aqueles que dispôem do famoso "ócio" grego, a tarefa da participação cívica. Sobretudo nos municípios que dispôem de muitos cidadãos disponiveis para as mais elementares tarefas sociais.
"L'État c'est l'état". Como diria Hobbes essa "besta negra" que toureia todos os cidadãos, servindo-se do dinheiro da "Segurança Social" (4 millard d'euros), de outros negócios africanos, ou, de tratados económicos de dúvida referência!...(Não esquecendo as multinacionais apátridas, ou, as nacionais, sedentas de lucro, que consomem a juventude!...).
Será que as oligarquias financiam outras oligarquias?...
A dialéctica "indivíduo" e "estado", fica submersa pela dita celestial super-estrutura.
Como dizem os franceses, existem milhares de pessoas mergulhadas neste dilema de "metro-dódó-bolot", de forma que a sua participaçãp cívica é quase nula.
Mas existem cidadãos solidários. Existem sociedades de beneficência.
A participação cívica depende de muitas condições: individuais, sociais e políticas.
Mas a riqueza de uma sociedade é a riqueza dos seus indivíduos.(Não olhem somente para a perspectiva económica!...)
A emergência dos indivíduos remete-nos para a sociedade, e, logicamente para a política.
Enquanto a velha Europa não encontrar a dialéctica subjacente ao "indivíduo" - "estado", ou, "conjunto de indivíduos" - sociedade e estados será uma Europa de velocidades centrífugas.
Participem!...

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