Seguidores

sábado, 10 de fevereiro de 2018

EUROPOLITIQUE: Frei Bento Domingues "dá pancada na mesa" contra o emérito Cardeal Patriarca de Lisboa: D.Manuel Clemente


  • É a voz de (Frei Bento Domingues, dominicano), que sem procurar o ditado popular "entre marido e mulher, não metas a colher" - neste caso, ("vox populi, vox Dei"), - que teologicamente exorciza o anátema do Cardeal Patriarca de Lisboa.
  • Dos sete sacramentos da Igreja Católica (Baptismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimónio), os dois principais e essenciais sacramentos são: o BAPTISMO e a EUCARISTIA.
  • O Baptismo é a entrada dentro da comunidade cristã, que demorava dois anos na sua catequese; e, após a sua passagem participava-se no sacramento essencial: a Eucaristia (comunhão entre os seus membros).
  • Ao longo da história católica foram associados outros, sendo a Penitência, (ligado à Confissão e ao seu confessionário), aquele que começou de forma mais escandalosa.
  • Se, os divorciados recasados, sem serem libertos do vínculo canónico, tem de cumprir uma “vida de continência”, a sua respectiva restrição acantona-se à diocese de Lisboa, pelo seu Patriarca D. Manuel Clemente, na interpretação da “Familiaris Consortio” (1981); mas, pouco adequado, às orientações do Papa Francisco; já que destoam do Bispo de Évora, e, da frase do Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, que afirma: “o casamento é um sacramento e as relações sexuais são um bem”.
  • A sexualidade para a Igreja Católica sempre foi um “assunto tabu”, um "problema mal resolvido", uma "contínua pedra no sapato",de tal forma que houve monges vivendo anos em cima de colunas para fugir à tentação do demo, ou, das mulheres, ou, fugindo para o deserto. E, o demónio vinha sempre associado ao sexo, à sexualidade, às mulheres ("as mulheres são o diabo"). O celibato, ao contrário, da Igreja Ortodoxa, ainda é o alvo símbolo desta consagração do homem a Deus.
  • De D.Manuel Clemente esperava-se mais, e, somente faz relembrar outro Patriarca de Lisboa, de nome de D. António, que perante uma assembleia de 5.000 jovens, não ousou tomar uma palavra acerca da guerra do ultramar. Este regresso ao passado, esta interpretação retrógrada, somente merece protesto, e possivelmente, comiseração. E, este protesto não advém só de gente do País, mas também, de muitos portugueses e estrangeiros que seguem as notícias do País.
  • E, quando se acertava no alvo, a "pancada na mesa" de Frei Bento Domingues, erguia-se de forma cabal: "é, isso mesmo".
  • Aos 83 anos - Grande Mestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...