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quarta-feira, 29 de abril de 2015

EUROPOLITIQUE: A cidade de Vigo com TGV à porta!...


 

Na vizinha Galiza acaba de inaugurar-se  a linha de alta velocidade  entre Vigo, Compostela e Corunha, com pompa e circunstância.

Os meios de informação em Portugal, tanto escritos como televisivos, fizeram “tábua rasa” deste acontecimento, nas margens de um País completamente mergulhado em si mesmo, parece que “orgulhoso de si mesmo” , cujas janelas não permitem admirar a paisagem alheia, nas recônditas “rias baixas”.

 Por isso, os políticos espanhóis alertam que enquanto outros países estão parados, como é o caso mencionado de Portugal, a Espanha avança com o seu plano ferroviário de alta velocidade, que neste momento é o maior de toda a Europa.

Além do desenvolvimento da indústria interna a nível ferroviário, a Espanha é um País exportador destes bens.

Uma agência americana tece louvores ao desenvolvimento ferroviário, apoiando os esforços franceses que gastam 180 euros por habitante e, por ano, na modernização dos serviços ferroviários.

No seu desenvolvimento turístico e ferroviário, a Suiça pontifica com 500 euros por habitante e por ano.

Modestamente, Portugal e a Polónia dispensam nada menos de 100 euros por habitante e por ano.
A linha de mercadorias/expresso de Sines-Badajoz e a linha de alta velocidade entre Lisboa-Badajoz mergulham numa penumbra que faz lembrar a “morrinha”, talvez saudade, das encantadoras “rías bajas”.

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