Seguidores

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Staff presidencial. 61 - "Aldeia Global"

“Como o conceito de “Aldeia Global” nos vai condenar a uma maior baixeza e vil condição” – eis o título do Comendador Masques de Correia.
Revista "Expresso".
Um dia, um dos meus professores foi buscar o MacLuhan, a um dos aeroportos de Paris.
Ao entrar na viatura, rapidamente fez o seguinte comentário:
“Os Europeus utilizam carros pequenos. Os americanos gostam de carros grandes, porque a viatura é uma extensão de propriedade, ou, da casa”.
Ora um conceito tem “extensão” e “compreensão”.
A “extensão” de “aldeia global” não é a extensão ou prolongamento da “aldeia portuguesa”, aliás existem outras muitas aldeias, ou seja, lugares pequenos com outro tipo de extensão. (É, sobretudo, comunicação e solidariedade.)
A “compreensão” do conceito significa aquilo que ele engloba. (É, sobretudo, dignificação e empenhamento.)
Ora englobar o Presidente da República como "presidente da Junta”, ou o “primeiro-ministro” como “Director do Benfica” implica uma redução aos papéis que eles não desenvolvem, mas deveriam ter “então” este paradigma da dita “aldeia global”.
Mas voltando à ideia inicial da imagem da viatura, acho que a concepção de mentalidade tem a ver com a pequenez da viatura.
O nosso movimento torna-se demasiado pequeno e ridículo para não compreendermos bem os conceitos, nem as figuras do conceito, nem as pessoas ligadas aos conceitos, nem os conceitos que as instituições representam.
O conceito de “Aldeia Global” implica partilha que pode vir da “aldeia” ou do “sacrossanto poder” – político, religioso ou mediático.
Mas, neste novelo estamos enredados, como andámos enredados na comunicação social!...
Oxalá, a Europa não seja o conjunto de pequenas paróquias!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

EUROPOLITIQUE: Recordando "Platero y Yo" ....Juan Ramón Jiménez

  Na minha tenra idade escutava os poemas de “ Platero y yo” , com uma avidez e candura própria da inocente e singela juventude, que era o ...