De igual modo, ao traçamos um percurso inicial de Viking Gunderedo que se situa entre a lenda e o real, entre o mito e a história, reentrámos numa certa aparência, ou, realidade.
Embora, muitas das nossas conclusões estejam sustentadas numa análise cronológica de cronistas, cujas referências são, por vezes, vagas e difusas. Porém, antes do possível percurso de Viking Gunderedo, gizemos uma breve antinomia entre a expansão viking e o mundo católico do Noroeste Peninsular, e, também do Norte da Europa.
Estes eram os “pagãos do Norte”, cujas incursões, desencadeadas bruscamente cerca do ano 800, durante perto século e meio, fizeram gemer o Ocidente. Inicialmente ligados pelo comércio, rapidamente compreenderam que os métodos de extorsão se revelavam mais vantajosos.Os vigias que, então, no litoral, ao perscrutarem com os olhos o alto-mar, estremeciam à ideia de descobrirem as proas dos barcos inimigos. E, os monges, ocupados nos seus "scriptoria" com a anotação das pilhagens, estremeciam com possíveis investidas. Os monges dedicados ao trabalho e oração desconheciam esta ferocidade comercial.
As antinomias entre mundo católico, ou seja, o antigo Reino Galaico-Suevo, (cujas comarcas detinham vários mosteiros e conventos, fundados por São Frutuoso, na célebre “Via XIX”, estrada romana entre Braga e Lugo), e, a mundividência viking originará confrontos e colisões de extraordinária repercussão.
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