A empresa espanhola "ADIF" é responsável pelos investimento em alta velocidade ferroviária. Desde, a exposição mundial de Sevilha, primeiro trâmito destas vias e por impulso de Felipe Gonzalez, cujo embaixador garantia que 80% do seu financiamento provinha da CE, a Espanha continua nos seus investimentos, conforme gráfico supra citado.
A Espanha é o maior país da Europa com a maior rede de Alta Velocidade.
Além disso, detém uma tecnologia ferroviária que se expande pelo mundo.
Claro que os créditos da CE ajudaram muito e os espanhóis souberam aproveitá-los.
Se, Portugal recebeu ajudas da CE, no valor de 100 mil milhões, a empresa espanhola ADIF gastou em infra estruturas, nada menos, de 36.576 milhões de euros, nos últimos 10 anos.
E, a grande questão: rentabilidade?
No mês de Agosto de 2015, a cifra de passageiros em "Alta Velocidade" e "Grande Distância" atinge a cifra de 20,48 milhões de passageiros, com um crescimento da ordem dos 6,4%. anual.
Ao contrário, Portugal ficou a "ver os combóios a passar"!...em Marrocos.
N.B. Contrariando as afirmações do embaixador de Felipe Gonzalez (80%?), as ajudas comunitárias para Portugal situam-se em 20% ou 30% (falta de clarificação!...), ainda que sejam necessários 7 mil milhões de euros para um plano; não se sabendo, onde começa e onde acaba!... (Ou seja, 50% daquilo que o governo espanhol gastou na Galiza, em 2015).
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